Gostaria de abordar com voces sobre o altar que nós instituimos ao Senhor.

Começamos com o texto sobre a saída do povo do Egito para a terra prometida.
(Ex 13:17-18)
“Tendo Faraó deixado ir o povo, Deus não o levou pelo caminho da terra dos filisteus, pois que mais perto, pois disse: Para que, porventura, o povo não se arrependa, vendo a guerra, e torne ao Egito.
Porém Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto perto do mar Vermelho; e, arregimentados, subiram os filhos de Israel”

Será que Deus acaso não teria levado o povo a seguir pelo caminho mais longo de propósito? Vejo que Deus queria provar a fé do seu povo; a história seguinte todos sabemos.
O povo passa pelo deserto vivendo das maravilhas e das providências de Deus mas ao mesmo tempo reclamando e desejando voltar ao Egito para morrerem por la (Ex. 14:11-12); mas Deus cumpre com sua palavra e leva o povo para a terra que prometera dar a seus pais.

Foram tempos que Moisés instituiu o deserto como sendo seu altar a Deus, ali Deus realizou milagres e prodígios conhecidos por todo o mundo.

Outro exemplo é o de José.

José é vendido aos midianitas por 20 ciclos de pratas, por seus irmaos, pois eles o invejavam, por causa de um sonho que José teve. (Gn: 37:3-11)
Após isso ele foi levado ao Egito e escolhido como oficial da casa de Potifar (oficial de Faraó), Potifar confiou TUDO o que tinha nas maõs de José (pois o Senhor era com ele) (Gn:39-3-6), mas devido a uma calúnia da mulher de seu senhor, José foi levado ao cárcere e lá ficou preso por 2 anos, acusado de ter assediado a mulher de Potifar.
Neste tempo em que passou no cárcere, José continuou sendo homem íntegro e o carcereiro colocou a responsabilidade sobre os demais presos com José por ter visto nele ser homem justo e fiel (porque o Senhor era com ele), nestes 2 anos em que passou preso José interpreta 2 sonhos de Faraó e por ter interpretado (através de Deus) estes sonhos, Faraó o liberta da prisão e o coloca como governador do Egito (Gn:41:37-43).

O altar que José instituiu, foi a prisão, mesmo estando naquele lugar injustamente, ele continuou fiel a Deus e Deus o honrou na sua fidelidade e o fez prosperar no Egito.

Abra a bíblia em Genesis 41:52, José dá o nome a um de seus filhos de Efraim, que significa: Deus me fez próspero na terra da minha aflição.

Que dizer com isso? Responda pra você mesmo, onde é a terra da sua aflição? Onde que você está sendo injustiçado e provado? Na escola, trabalho, em casa, com suas finanças, emoções, sentimentos… Então institua aí um lugar de adoração a Deus, não lamurie, nem reclame, continue íntegro nas suas atitudes e fiel a Deus em primeiro lugar, pois Deus vai te fazer prosperar, e com isso você também irá abençoar a muitas pessoas.

Continue vendo a história de José.
Gn:47:11
“Então José estabeleceu a seu pai e a seus irmãos e lhes deu possessão na terra do Egito, no melhor da terra, na terra de Ramessés, como Faraó ordenara.
(grifos de minha autoria)

A benção de Deus na sua vida deve alcançar a você e a muitas pessoas, não retenha isso, libere o perdão e abençõe àqueles que te caluniaram e te injustiçaram. (faça a difirença)

DANIEL
Por fim, gostaria de abordar um pouco sobre Daniel.
Dn: 1-8a
“Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia;”


Dn: 3:17-18
“Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei.
Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste.”

Estes dois versículos mostram a integridade de Daniel e de seus amigos a Deus.

Mais tarde Daniel é lançado na cova dos leões, justamente por estar buscando a esse Deus; não seria contraditório? Seria aos olhos humanos, mas uma vez Daniel se mostra firme na sua fé a Deus e Deus o livra dos leões, após passar uma noite inteira trancado com eles.
(Dn: 6-22)

Nos versículos 26 a 28, ha á glorificação do nome de Deus por seu maravilhoso feito pela vida de Daniel, e no verso 28 mostra o resultado da fé e perserverança de Daniel.
“Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro, o persa.”
(grifo de minha autoria)

———–

Existem muitos outros exemplos de fidelidade e resposta da parte de Deus na bíblia, poderia citar a história de Jó, mas me detenho nestes tres exemplos.
Afirmo que as condições desses tres personagens bíblicos não foram condições fáceis para mostrar sua fé e manter-se firme com Deus, por muito, muito menos mesmo, nós reclamamos e nos viramos contra Deus, mas essas pessoas se mostraram firmes em condições completamente adversas, Moisés no deserto, José na prisão, Daniel na cova dos leões… Ali eles instituiram seu altar e ali Deus realizou milagres, vejo com excessão de Moisés que não desfrutou de entrar em Canaã, (mas que em contrapartida teve sua vida usada para que mais de 2 milhões de pessoas (conforme estudos) entrassem na terra prometida, e que por sua vida viram o poder de Deus guiando o povo com nuvens durante o dia e coluna de fogo durante a noite para aquece-los, viram o poder na sua vida ao tocar a rocha e dela sair água, na travessia do Mar Vermelho…), José e Daniel prosperam no lugar em que eles foram injustiçados, Deus opera milagres para que todos aqueles que te perseguem e duvidem de você vejam sua vitória, para a glória Dele.

Devemos fazer das nossas lutas um altar de adoração a Deus, altar onde renegamos a nós mesmos, onde procuramos nos desviar do pecado e acima de tudo, manternos íntegros diante de Deus. Seja no deserto, seja na prisão, adore a Deus em todas as circinstâncias e descanse Nele, espere Nele, pois você e todos que estão a sua volta verão o milagre na sua vida.

Agora para os músicos e participantes do ministério de música.

A sua bateria é o seu altar, o seu contrabaixo, violão, guitarra, microfone, retroprojetor ou data-show, é o seu altar, se você quer que Deus opere através da sua vida, se você quer ver Deus operar no meio dos louvores através de sua vida, seja humilde e coloque sua vida e seu instrumento no altar Dele para que Ele use a sua vida da melhor maneira com o dom e o ministério que Ele colocou em suas mãos.
Espero que isso seja entendido por todos.

AMÉM

Compartilho com voces essa música do Renascer Praise que, reflete o que foi tentada passar, analise a letra e medite.

Um Abraço com carinho

http://www.youtube.com/get_player